A matéria de hoje vai ser sobre a Game freak:
GAME FREAK
Originalmente fundada como uma revista independente, a Game Freak foi criada por Satoshi Tajiri e Ken Sugimori nos anos 80, onde Satoshi fazia as ilustrações e Ken cuidava dos textos.
Em 26 de Abril de 1989 os dois resolveram começar a desenvolver jogos, assim usaram o nome da revista para batizarem sua empresa.
O primeiro jogo criado pela empresa foi Mandel Palace (Quinty no original em japonês) para o NES (Nintendinho), distribuído pela Nanco em 1989 mesmo. Após este jogo que fez um relativo sucesso, a Nintendo os convidaram para dar vida ao jogo Mario & Yoshi (Yoshi no original em japonês) também para NES, que foi lançado em 1991, também com um relativo sucesso, este sucesso que fez com que os laços entre as empresas aumentassem.
Então a Nintendo resolveu manter a Game Freak como uma subsidiária da empresa, com isso a Game Freak cresceu, graças aos investimentos da Nintendo. Antes de seu grande sucesso, a empresa ainda criou jogos de sucesso como Smart Ball (1991), Mario & Wario (1993) e Smart Ball 2 (1994) todos para SNES (Super Nintendo), além de adaptar o Mario & Yoshi (1991) para o Game Boy.
Foi então que Satoshi Tajiri teve a ideia para um novo jogo ao presenciar o uso da tecnologia Cable Link do Game Boy. Juntou essa tecnologia a experiências da infância e criou uma das maiores franquias da história dos games: Pokémon.
Claro que nem tudo foi tão fácil assim para a empresa, entre a ideia e o lançamento dos jogos estreantes de Pokémon, Pokémon Green e Pokémon Red, levou-se 5 anos, isso porque a Nintendo não apoiou a ideia de Shigeru, que foi obrigado a desenvolver todo o jogo só com a ajuda de seu amigo e sócio Ken Sugimori. A desilusão quanto ao jogo era tão grande que nem os próprios funcionários da Game Freak acreditavam que este jogo daria certo.
Então no dia 27 de fevereiro de 1996 a Game Freak colocou seus dois novos jogos nas prateleiras japonesas, Pokémon Green e Pokémon Red. Foi algo arriscadíssimo, pois não havia nenhum tipo de publicidade em cima do jogo, pois não havia mais recursos e a Nintendo achou a ideia muito arriscada.
Como previu a Nintendo, os jogos foram um fracasso, venderam pouquíssimas unidades nos primeiros meses. Mas Shigeru e Ken não desistiram tão fácil, eles começaram a desenvolver um terceiro jogo, colocando não só os laços entre Game Freak e Nintendo em jogos, mas também a vida da empresa.
O que ninguém esperava, era que o jogo iria se popularizar no “boca a boca”, logo as vendas começaram a aumentar, mas não aos poucos como normalmente acontece, as vendas começaram a subir como os grandes lançamentos de grandes franquias da época.
Isso fez com que a Nintendo finalmente desse o braço a torcer e caísse nas graças da grande criação da Game Freak, então no dia 15 de outubro de 1996 a Game Freak lançou Pokémon Blue, com todo o apoio da Nintendo, para assim complementar capa com o trio de Pokémon iniciais dos jogos e consolidar de vez a franquia.
O sucesso foi tão grande que antes de 1996 acabar Pokémon já havia vendido mais de 1 milhão de unidades só no Japão. Algo não alcançado nem por grandes franquias da época. Mas o sucesso não parou por aí, em setembro de 1998 Pokémon foi lançado nos Estados Unidos, o que levou a franquia as graças do mundo inteiro e seus jogos iniciais venderam mais de 8 milhões no mundo todo.
Após este grande sucesso a Game Freak alavancou ao status de grande desenvolvedora de jogos, mas isso pela sua franquia, pois não chegou a lançar outros bons jogos além de Pokémon.
Hoje a empresa não tem mais Satoshi Tajiri como Diretor, quem exerce a função é Junichi Masuda, que é bem conhecido por aparecer publicamente para dar dicas sobre as novidades dos jogos Pokémon. Mas Satoshi ainda é um dos donos da empresa, assim como Ken Sugimori que ainda faz parte da equipe de desenvolvimento dos jogos.
Depois de alavancar bilhões de dólares com Pokémon a empresa vem inovando a cada novo jogo da série principal de Pokémon, além dos games Spin-offs (Jogos fora da linha principal, como Pokémon Ranger). Regulamente é lançado games da linha principal entre dois e dois anos, além de alguns remakes entre eles.
Pokémon já vendeu mais de 180 milhões de unidades e em breve deve ultrapassar a marca dos 200 milhões. A franquia só não é maior que Mario no mundo dos games, algo que é realmente muito honroso para uma “jovem” franquia como Pokémon, além do fato dela sempre estar presente nos portáteis da Nintendo, diferente das outras grandes franquias, que sempre estão nos consoles de mesa das grandes empresas.
Até a próxima pokémaniacos.
0 comentários:
Postar um comentário
Faça Seu Poke-Comentário